O Enem está chegando! Veja dicas para uma boa prova

Wellington Carvalho

18/10/2013

Estudantes de todo o Brasil já se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que possibilita o ingresso a universidades públicas. A prova, que será realizada nos dias 26 e 27 de outubro, é uma boa oportunidade para os jovens que pretendem iniciar algum curso superior com facilidades financeiras.

Por isso, os candidatos intensificam os períodos de estudo para obter resultados satisfatórios no exame. As horas de lazer são diminuídas e o contato com os livros torna-se cada vez mais prolongado. A jovem Taimara Britto, ex-aluna do Instituto de Educação José de Paiva Netto, localizado na capital paulista, já passou pela experiência.

A universitária, que alcançou a maior nota da Escola no Enem de 2012, conta que o segredo para uma boa prova é a aplicação. "Sempre prestei bastante atenção às aulas. Observava o conteúdo que era passado sem perder a chance de fazer alguma pergunta."

  • Foto: Stockphotos
Além de assimilar o conteúdo trabalhado em sala de aula, Taimara priorizava as atividades propostas pela escola, realizando os exercícios, pesquisas e leituras sugeridas. Mesmo com a rotina pesada de estudos, ela pontua que é necessário reservar um período do dia para atividades de lazer. "Ninguém consegue ter uma semana só de estudos. Nos momentos vagos é bom procurar fazer algo para relaxa, praticar algum hobby", destaca.

A estudante explica que é preciso manter-se tranquilo durante o horário do exame. Dormir cedo, conhecer o roteiro de sua casa até o local da avaliação e ingerir alimentos leves também colaboram para que a prova transcorra sem grandes imprevistos. "Sem uma boa alimentação, ou ainda sem o tempo de sono adequado, nos sentimos indispostos. Tomava um ótimo café da manhã e almoçava e jantava bem. Além disso, sempre havia uma barrinha de cereais na bolsa", completa.

APOIO TOTAL AOS EDUCANDOS
Ciente da importância deste exame e de outros que contribuem para o ingresso às universidades, o Instituto de Educação José de Paiva Netto oferece aos educandos, além das disciplinas curriculares, o Programa de Preparação para Vestibulares e Enem (Provem) e iniciativas como o Vestibular em Família e programas de orientação vocacional e profissional.

  • Foto: João Nery
  • Alunos do Instituto de Educação José de Paiva Netto participam de
  • Alunos do Instituto de Educação José de Paiva Netto participam de "Vestibular em Família".
"Eu tive a chance de participar de plantões de dúvida, nos quais os professores ajudavam bastante. Sem falar na ajuda da biblioteca em emprestar livros para o estudo e fornecer um ambiente tranquilo para me concentrar", disse Taimara.

As ações contribuem para que os educandos tenham excelente desempenho nas provas em que realizam. Por meio da Pedagogia do Cidadão Ecumênico — que, junto com a Pedagogia do Afeto, forma a linha educacional da LBV, a Instituição prepara o educando para a autonomia intelectual, o pensamento crítico e, principalmente, para exercer a cidadania plena, visando ao seu aperfeiçoamento como Ser Humano.

"Não podemos desenvolver somente o nosso Cérebro e esquecer o Coração. Acredito que quando elevamos nossa mente na intenção de fazer tudo com Boa Vontade, tornamos as coisas mais fáceis, inclusive o estudo. Até porque o estudo não pode nos tornar apenas bons profissionais, mas também profissionais bons", finaliza.