Educador Paiva Netto supervisiona Conjunto Educacional Boa Vontade em SP

Sarah Jane

18/10/2013

  • Foto: Vivian R. Ferreira
  • O educador Paiva Netto com alunos da Supercreche Jesus, que integra o Conjunto Educacional Boa Vontade.
  • O educador Paiva Netto com alunos da Supercreche Jesus, que integra o Conjunto Educacional Boa Vontade.
Com a alegria espontânea das crianças acrescida pelo reconhecimento sincero por uma vida dedicada ao Bem. Foram esses os sentimentos de todos os alunos do Conjunto Educacional Boa Vontade ao recepcionarem, com muito entusiasmo, o fundador da Escola, educador Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, durante supervisão realizada por ele no local, na manhã desta sexta-feira, 18.

O Irmão Paiva, como carinhosamente é chamado por alunos, educadores e todos que atuam na LBV, percorreu os ambientes da Supercreche Jesus e do Instituto de Educação que leva o seu nome. Na área da Educação Infantil, o dirigente da Instituição passou pelo belo bosque recentemente inaugurado. No local, repleto por árvores frutíferas e ornamentado por flores, crianças do Berçário realizavam atividade educacional. Os pequenos que estão na Educação Infantil também o receberam com muito entusiasmo no pátio da Escola. Em cânticos festivos, eles homenagearam o criador do Espaço.

Paiva Netto no Conjunto Educacional

Foto:

Paiva Netto no Conjunto Educacional da LBV em São Paulo/SP.



Aliás, as homenagens e a gratidão dos estudantes não pararam por aí. No Instituto de Educação José de Paiva Netto (onde estudam alunos do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos), o pátio ficou ainda mais colorido e festivo, com os largos sorrisos dos educandos.

Na ocasião, pôde também supervisionar as novas instalações da Biblioteca Bruno Simões de Paiva, agora em outro espaço, mais amplo e moderno. O nome do local é uma homenagem ao pai do fundador da escola que, desde cedo, incentivou Paiva Netto ao hábito da leitura. Neste espaço dedicado aos livros, por exemplo, são desenvolvidas inúmeras atividades pela equipe pedagógica, entre elas o “Programa Permanente de Incentivo à Leitura e Interpretação da Informação”. A ação visa desenvolver a capacidade de interpretação, assim como ampliar o vocabulário e incentivar o hábito de leitura. O programa abrange o berçário (com a manipulação de livros de pano e de banheira), os ensinos fundamental e médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ao passar pela biblioteca, o Grupo de Instrumentistas e o Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, formado por alunos do Conjunto Educacional, apresentaram algumas das canções que integram o repertório. Dentre as belas músicas apresentadas estavam composições do criador da escola: “Amar com o Amor de Deus” e “Prece para ter tranquilidade”. O coro apresentou ainda uma música em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Em toda a estrutura da Escola na capital paulista, e nas Unidades Socioeducacionais da LBV, por iniciativa do educador Paiva Netto, à excelência dos conteúdos soma-se a valorização do sentimento, formando desta maneira “Cérebro e Coração”. É assim que se aplica a proposta pedagógica criada por ele, formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que promove uma inovadora forma de educar, com uma “visão além do intelecto”.

Em São Paulo, SP, o Conjunto Educacional Boa Vontade — formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto — está localizado na Av. Rudge, 630/700 — Bom Retiro. Para outras informações, ligue: (11) 3225-4500.