Horário de verão começa à zero hora deste domingo

Da Redação

18/01/2013

A partir do próximo domingo, 20, brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que adiantar seus relógios em uma hora. A data está marcada para o início do horário de verão, que vai até 16 de fevereiro de 2014. Os Estados de Tocantis e Bahia, que validaram a medida em anos anteriores, ficarão de fora da mudança.

O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança, pois a economia nesses mercados é pouco expressiva e não justifica a participação, avalia o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte.