Entenda a importância da autoestima para o bem-estar no trabalho

Wellington Carvalho

18/10/2013

  • Foto: shutterstock


Diante de tantos problemas para resolver no dia a dia, o trabalhador está sujeito ao estresse, sentir-se incapacitado e até mesmo desenvolver a depressão — considerada o mal do século. Para se ter uma ideia, apenas na região do Grande ABC Paulista foram concedidos 4.235 afastamentos por depressão e estresse entre 2011 e 2012, de acordo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Daí a necessidade de estar com a autoestima elevada para suplantar os desafios do ambiente corporativo e garantir uma boa qualidade de vida. Em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação*, a psicóloga e coach Beatriz Acampora explica que "a autoestima é a maneira de nos avaliarmos, que colabora para todas as áreas da vida, inclusive na área profissional".

  • Foto: Divulgação
  • A psicóloga e coach Beatriz Acampora.
  • A psicóloga e coach Beatriz Acampora.
Essa avaliação não deve ser considerada como algo insignificante, mas como uma valiosa contribuição para o desenvolvimento profissional. "As empresas consideram a forma como nos valorizamos uma competência, uma habilidade. A pessoa que se avalia positivamente sabe se posicionar nas conversas, se comunicar assertivamente, compreende seus limites, qualidades e defeitos. Relaciona-se bem consigo mesma e com o outro — é o que chamamos de relacionamentos intrapessoal e interpessoal", explica a coach.

Beatriz Acampora explica que um funcionário com baixa autoestima, além de ter o desempenho no trabalho prejudicado, pode não enxergar possibilidades de crescimento na carreira. "A pessoa pode achar que o emprego dela é o último do mundo e que só aquela empresa é que vai aceitá-la. Com a autoestima elevada, ela reconhece suas qualificações e sabe que pode trabalhar em qualquer lugar", pontua. A psicóloga também alerta que a baixa autoestima é um sinal de doença, de péssima qualidade de vida.

  • Foto: Shutterstock
Para garantir que sua autoestima esteja sempre elevada, a especialista oferece algumas dicas: "Tire 20 minutos por dia para realizar as coisas que gosta; elogie-se ao invés de apenas se criticar; entenda quais são suas qualidades — quanto mais se investe nelas, mais os defeitos diminuem". Seja feliz valorizando tudo aquilo que há de bom dentro de você! Coloque suas qualidades em evidência e as aperfeiçoe!

_______________________
*Super Rede Boa Vontade de Comunicação
— o termo refere-se aos veículos da Comunicação 100% Jesus: a Super Rede Boa Vontade de Rádio, a Boa Vontade TV (canal 20 da SKY), o Portal Boa Vontade e as publicações de Espiritualidade Ecumênica.